Água para Elefantes
Hoje na minha Cabeceira um dos meu favoritos, "Água pra Elefantes" de Sara Gruen publicado pela editora Arqueiro.
No livro somos apresentados a Jacob Jankowski, que tem 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra. Na verdade, ele não sabe ao certo. E vive numa casa de repouso.
A narrativa é alternada entre o nosso Jacob, e suas memórias de quando tinha seus 23. Ainda jovem, universitário, ele vê sua vida mudar repentinamente quando seus pais falecem em um acidente de carro. Como se não bastasse, todos os bens de seus pais são confiscados pelo banco por causa de dívidas que não foram pagas. O jovem confuso perde as provas finais da faculdade, e num momento de desespero, sai sem rumo e acaba embarcando em um trem em movimento. Só que não é um trem qualquer, é o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

— Não, August. Você tem um elefante. Aliás, uma elefanta. Seu nome é Rosie, ela tem 53 anos e é realmente brilhante. O melhor animal que eles tinham. Mal posso esperar para ver o número que você vai inventar.
Com uma pitada de sorte, e mesmo não tendo terminado a faculdade, Jacob consegue o emprego no circo como veterinário. Lá ele encontra as suas duas paixões: Marlena e Rosie. Marlena é artista do circo, uma das estrelas, e é casada com August - chefe do setor de animais, inconstante e violento. Rosie é a elefanta, comprada para ser a salvação do circo, mas que a princípio não parece ser o que esperavam.
"Caminho até o limite da cidade e mudo de direção, para seguir a linha do trem. Ando até o céu escurecer e a lua ficar alta. E por muitas horas mais. Ando até sentir dores nas pernas e bolhas nos pés. Então paro, cansado e faminto, sem ter a menor ideia de onde estou. É como se eu tivesse andado como um sonâmbulo e de repente acordasse ali."
Além da magia dos truques, e, muito além das performances, lantejoulas, do figurino e dos animais selvagens, o circo revela um lado obscuro. A administração e a relação de funcionários (trabalhadores e artistas) não parecem ser assim... Tão espetacular. Manter um espetáculo de pé requer estratégias que vão muito além do que vemos das arquibancadas, a narrativa é muito boa, leve e fácil de ser acompanhada, com cenas muito bem descritas. Fiquei encantada com os personagens, principalmente a Rosie. A autora aborda também a exploração e maus tratos sofridos pelos animais - com base em estudos, visitas em zoológicos e histórias reais de elefantes.
“Meu coração bate tão forte que, apesar do rugido da multidão, ouço o fluxo do sangue atravessando os meus ouvidos. Sinto-me explodir, transbordar de amor”.
A narrativa é muito boa, leve e fácil de ser acompanhada, com cenas muito bem descritas. Fiquei encantada com os personagens, principalmente a Rosie. A autora aborda também a exploração e maus tratos sofridos pelos animais - com base em estudos, visitas em zoológicos e histórias reais de elefantes.
O livro superou todas as minhas expectativas com a narrativa brilhante da autora Sara Gruen, que conduz perfeitamente a história, de maneira clara, simples, totalmente apaixonante e completamente comovente. Muitos livros me emocionam, mas é difícil me fazer derramar lágrimas verdadeiras. A autora é tão espetacular em nos contar a história, que cada detalhe do sofrimento vivido por Rosie nas mãos de August e de sua relação forte e verdadeira com Jacob me afeta tão profundamente que, só de lembrar, os olhos já enchem d’água e o coração aperta me fazendo senti-lo pequenino.
O livro já tem uma a adaptação para o cinema que deixou um pouco a desejar em relação ao livro, mas isso não tira o brilho e o encanto do filme.
Trailer:
Stéfany Otoni.
Carioca que mora em S.J Campos-SP, estudante de publicidade, louca, criativa,temparamental, ama fotografia, viciada em livros( Harry Potter <3), Filmes , series de TV, animes e ama musica das antigas. Louca pelos seus amigos e romântica sonhadora.
0 comentários:
Postar um comentário