sábado, 1 de fevereiro de 2014

1º de Fevereiro- Dia do Publicitário



Hoje, dia 1º de Fevereiro é comemorado o dia do Publicitário, sim, aquele profissional que produz campanhas para salvar marcas e empresas, cria ou repagina a identidade visual, tem sempre as melhores ideias e é criativo por natureza.
Um pouco de história
Começou na Antiguidade Clássica em Pompeia, inicialmente era feita oralmente por pessoas anunciando serviços ou produtos. Também existem vestígios de publicidade  na época da Grécia antiga através de pinturas. Por volta de 1482 surgiram os primeiros panfletos, destinados a divulgar uma manifestação religiosa em Paris.

Você sabia?
Benjamin Franklin é considerado o pai da publicidade, pois foi ele quem impulsionou a publicidade do ponto de vista do consumidor, tal forma cresceu junto com o surgimento de jornais que começaram a ser utilizados como meio publicitário.
No Brasil, a publicidade teve inicio no século XIX, principalmente por meio de jornais que anunciavam a venda de imóveis, escravos (sim, pessoas), leilões, serviços de artesanatos e “profissionais liberais”As primeiras agências de publicidade começam a parecer a partir de 1914, em geral, iniciam como empresas de anúncios e evoluem para agências como foi o caso da Eclética que estava sediada em São Paulo, cidade que no período, da Primeira Guerra Mundial, ganha outras agências como a Pettinati, Edanée, a de Valentim Haris e a de Pedro Didier e Antônio Vaudagnoti.





















Campanhas criativas, ou nem tanto:
  
 Dia das bruxas fail: No dia 31 de Outubro de 2013, data em que se comemora o Halloween em muitos países, a Pepsi divulgou esta imagem, a ideia era passar a mensagem de que a sua maior rival Coca-Cola fosse um monstro lembrado apenas nesta data. Mas não deu muito certo, pois a primeira coisa que nos vem a cabeça é pensar que a Pepsi esta em uma tentativa desesperada de ser a Coca-Cola.
Pois é, assim como em todas as profissões, o publicitário também esta sujeito a cometer falhas, mas com toda criatividade que lhe é de praxe ele é capaz de se superar reinventando-se e ganhando novamente destaque.
Enfim, parabéns a todos os publicitários pelo seu dia, encerraremos esta publicação com uma oração:
“Pai nosso que estais no céu,
Santificado seja o vosso cliente.
Venha a nós a vossa agência,
e seja feito o vosso briefing.
Assim no brainstorm como no insight.
A criação nossa de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas más idéias,
assim como nós perdoamos o anúncio que não tenha vendido,
e não nos deixe cair em má comunicação,
mas livrai-nos do Conar!
Amém!”



0 comentários:

Postar um comentário